Qual o melhor antivírus?

 

Muitos perguntam. “Qual o melhor antivírus do mercado?”

Esta é sempre uma questão que sempre gera muita discussão, porque há os “adeptos/acostumados” a algumas soluções que sempre dizem que a solução X é a melhor, que a solução Y não presta, alguns dizem que utiliza a solução Z há anos e sempre foi muito eficaz. E o mais legal é que alguns dizem “Uso há anos e não dá trabalho nenhum, não fica enchendo de alertas de vírus”. Quando ouço algo assim ou parecido, questiono. Será que é bom mesmo? Porque um bom antivírus deveria ao menos dar alertas.

Está certo que existem os falsos-positivos, mas mesmo assim um bom antivírus deveria alertar o usuário ou o administrador (caso seja uma solução corporativa) que foi encontrado uma possível ameaça.

Bom, esta não é a questão, vocês estão esperando que eu diga sobre qual é o melhor, não é? Certo, não farei isso! Não irei gerar um debate sobre qual é o melhor ou pior.

Vou deixar para que vocês façam a conclusão.

Como aquela velha expressão diz “Os números não mentem”, vou apresentar a vocês um grupo independente chamado AV-Comparatives. O próprio nome já diz muita coisa sobre eles, seu principal objetivo é realizar os mais diversos testes nas principais soluções de antivírus do mercado e posteriormente disponibilizar os resultados ao público.

Os resultados são disponibilizados no site e ao final de cada ano um Relatório de Resumo demonstrando informações mais detalhadas de cada produto e os resultados do ano. Para quem é aficionado por gráficos, amostragens, números etc, os relatórios são repletos destas informações.

Para dar o gostinho (doce ou amargo) aos “adeptos” de algumas soluções e para quem mais interessar, a AV-Comparatives disponibilizou o mais recente relatório, façam o download do Relatório Resumo de 2013 (Em inglês) e expandam a compreensão sobre os principais antivírus do mercado.

Caso estejam ainda mais curiosos, acessem http://www.av-comparatives.org/comparatives-reviews/ para visualizar os relatórios de todos os testes já realizados.

Saiba mais: http://www.av-comparatives.org/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Serviços de TI com Open Source - OTRS