Você dança como um robô

Quando era criança eu gostava de assistir Os Jetsons e o que eu mais curtia no desenho era os carros voadores e os robôs, como a Rosie, empregada da família.

Para quem nunca ouvir falar nos Jetson - provavelmente tem menos de 30 primaveras hahaha - é interessante dizer que este desenho foi criado no início da década de 60 e durou muito pouco na época, mas depois foi relançado em meados de 80, que é a versão que eu assistia nos anos 90.

Os Jetsons era um desenho com visões futuristas, tinha carros voadores, construções flutuantes, transporte em capsulas e claro os robôs humanoides que faziam diversas coisas. Era muito legal!

Agora já estamos na segunda década dos anos 2000, embora falar de robôs hoje em dia parece ser algo mais comum, o fato é que no dia-a-dia os robôs não são facilmente vistos. Atualmente os robôs são mais comuns em grandes indústrias e geralmente empregados em tarefas repetitivas, difíceis e perigosas.

Robôs com funções mais humanas são vistas apenas em filmes, mesmo hoje em dia não vemos humanoides por ai como nos Jetsons, mas não é bem isso que a Boston Dynamics vem fazendo há algum tempo.

A Boston Dynamics é uma empresa Americana especializada em robótica, foi criada em 1992 em conjunto com o MIT e depois passou pelas mãos da Google, Softbank e recentemente, em Dezembro de 2020, foi comprada pela Hyundai Motors.

Atualmente a Boston Dynamics tem uma linha de robôs tão incríveis que são capazes de abrir portas, pular, se levantar após quedas e se equilibrar depois de empurrões. Para esses robôs só falta mesmo dançar... ops... faltava.

Do you love me?


Depois dessa eu acho que nunca mais alguém vai falar que eu me pareço com robô quando danço. É óbvio que isso não é verdade, deu para ver que eles são bem melhores! 😂

Spots everywhere

Spot é o robô-chefe da Boston Dynamics, é o robô que está sendo empregado no mundo real para diversas atividades devido a sua alta capacidade de customização e autonomia.

No início deste mês, 2 de Fevereiro, a Boston Dynamic lançou novos produtos para o Spot, dando a ele ainda mais funções como de ir até um dock para fazer o carregamento das baterias, controle interativo com um operador e um novo braço mecânico cheio movimentos e recursos que tem até uma API própria para facilitar o desenvolvimento de funções para o braço.

Para ver todas as novidades, assista o vídeo do lançamento que ocorreu no dia 2 de Fevereiro.

Come with me if you want to live

Nós que somos nerds, quando falamos de robôs muitos vem a cabeça. Só para falar alguns, Replicas, para quem é fã de Blade Runner, o fofinho David de A.I e o lendário Terminator para que é mais sangue no zóio.

E por falar em sangue no zóio, robôs para uso militar também não é uma novidade, a própria Boston Dynamics produz esses tipos de máquinas. Mas robôs treinamos para matar, para guerra, troca de tiros, ai eu não sei não.

Você acha que já existem robôs com esse sangue no zóio por ai?

Eu encontrei um...

** Não se assuste com esse vídeo, o robô não é real, é apenas uma paródia feita pelo canal Corridor


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Serviços de TI com Open Source - OTRS