Visualização de Logs com Log Parser


Analisar logs nunca foi uma tarefa muito fácil, muitos dos logs estão em texto sem formatação e “desmistificar” o conteúdo deste arquivo é uma tarefa um pouco complicada para o administrador, ainda mais se o administrador não estiver acostumado com o log.
Bom, para ajudar na interpretação de logs, existem diversas ferramentas que facilitam a leitura e interpretação, algumas são os Log Parser.

Existem diversos Log Parser no mercado, gratuitos ou pagos. Eu por exemplo já utilizei o da Microsoft para visualizar os logs do IIS, facilitou muito a minha vida.
Além do Log Parser da Microsoft, existe um outro bem legal e que também já utilizei por algumas vezes. Como hoje lí um post sobre ele, decidi compartilhar a dica.

MANDIANT HIGHLIGHTER
A principal diferença entre o Mandiant Highlighter e o Log Parser da Microsoft é que o Mandiant é muito mais fácil de utilizar e como no próprio nome diz, você pode fazer a marcação de textos. Para quem já está acostumado em visualizar logs ou já utilizou outros Log Parsers sabe que destacar um texto ajuda muito na visualização de um log.

Bom, não vou falar muito mais sobre a dica, você pode acompanha-la no site:
https://isc.sans.edu/forums/diary/Log+Parsing+with+Mandiant+Highlighter+1+/17513

Referência:
https://isc.sans.edu/

Saiba Mais:
https://www.mandiant.com/resources/download/highlighter
http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=24659











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Serviços de TI com Open Source - OTRS